quinta-feira, 19 de maio de 2016

Cultura petista e os bonobos


Uma performance de um grupo de teatro no Sesc Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte, no Ceará, gerou polêmica. A apresentação “Macaquinhos”, exibida na última quarta-feira (18), mostrava atores explorando os ânus uns dos outros e gerou revolta nas redes sociais.




A performance do grupo - composto por homens e mulheres totalmente nus - em círculo, explorava com as mãos o ânus do companheiro a frente. De acordo com os artistas Caio, Mavi Veloso e Yang Dallas, idealizadores do projeto, a apresentação tem o intuito de “ensinar que existe ânus, ensinar a ir para o ânus e ensinar a partir do ânus e com o ânus”. É o apostolado do fiofó, diria famoso e algo contestado santo espanhol, propositor do apostolado do palavrão.

Nas redes sociais, a repercussão não foi positiva. Muita gente ficou revoltada com o fato do grupo ter se apresentado em um Sesc e ter recebido dinheiro público para a performance. “Cutucar o cu dos outros agora virou arte”, esbravejou um usuário no Facebook. Fazendo-se ligeira comparação com a conduta de macacos, os bonobos, indubitavelmente, possuem mais compostura e noção das coisas. 

https://youtu.be/b2_9imihJbkbonobos Suruba de bonobos


Pois bem. É nesse mundo preto, cabeludo, sujo e fedorento que os artistas patrocinados pelo Ministério da Cultura petista quiseram, e continuam querendo, mergulhar o povo brasileiro. Os peladões deveriam realizar sua performance em algumas das maiores penitenciárias brasileiras. E ficar para o chá, após o término do espetáculo, a fim de confraternizar com a platéia. Seriam mais que ovacionados.


Nenhum comentário: