quarta-feira, 1 de março de 2017

Mutilação genital feminina


A mutilação genital feminina - MGF - é uma tradição que afeta várias comunidades humanas, principalmente na África Negra e nos países muçulmanos. No dia 06 de fevereiro é comemorado o dia internacional contra a MGF. Infelizmente não se viu maiores - para não dizer completa ausência - referências ou denúncias contra prática tão nefanda aqui no Brasil. Não se tem notícia de sua ocorrência no país, mas a migração crescente de africanos pode nos incluir, para nossa tristeza, na relação daquelas vitimadas pela barbárie. 

Portugal, ao contrário do Brasil, possui um forte comprometimento pela erradicação da mutilação. Há, mesmo, estatísticas oficiais confiáveis. A atuação da Anistia Internacional e do governo português ajudam a elevar a consciência dos migrantes que aportam no território lusitano, a respeito do assunto.

Em vista da omissão dos movimentos feministas nacionais (a maioria controlada pelo lulo-petismo), aos quais não interessa mobilizar nada que contrarie a adocicada visão de mundo sobre as tradições africanas que vendem país afora, segue comovente link contendo filme documentário realizado em Portugal. As mulheres e, sobretudo, as crianças não podem mais continuar a viver dessa forma. A diplomacia brasileira, tão terceiro-mundista na era Lula-Dilma, bem poderia engrossar as vozes que protestam contra a MGF.  

Mutilação genital feminina