quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Bolsonaro: propostas e soluções (2)

O governo brasileiro já dispensou o antigo porta-aviões São Paulo. Seu destino, pelo que até agora se divulgou, é reduzí-lo ao papel final de sucata. Outro destino socialmente mais útil, no entanto, estaria reservado ao outrora imponente navio. 
 
Por que não transformá-lo em unidade prisional especial, devidamente adaptada para receber facções ou organizações criminosas inteiras num regime diferenciado de acolhimento estritamente individualizado? 

No imaginário de muitos brota imediatamente a ideia de se levar o porta-aviões carregado de bandidos para o alto mar, deixando-o à deriva, numa fantasia vingativa e justiceira que, é importante dizer, não cabe prosperar. 

Pouco importa, todavia, se a punição estabelecida iria servir para desencorajar transgressores potenciais, ou para morigerar os costumes do criminoso, ou como ato de expiação do culpado. Antes, e acima de tudo, tal prisão não passaria de recurso para afastar o condenado da sociedade, protegendo-a da má conduta reprovada. 

O governo Bolsonaro necessita dar respostas rápidas para as demandas da sociedade no campo da segurança pública. A transformação de um porta-aviões desativado em unidade especial de encarceramento pode ser, talvez, uma das primeiras soluções no enfrentamento do crime organizado.