quarta-feira, 1 de abril de 2015

Lula, o maior frasista da república

"O PT não róba, nem deixa rôbá", anunciava Zé Dirceu nos albores dos governos petistas, no princípio da década passada. Certamente seria eleita a frase do século. Vale a pena repetir a pérola, expressa no mais legítimo dialeto caipira, muito comum em certas regiões mineiras e paulistas:

"O PT NÃO RÓBA, NEM DEIXA RÔBÁ!"

Invejoso por natureza, porém, Lula da Silva pretende agora, no mínimo, se equiparar ao antigo capitão do seu time, visto como imbatível no quesito boquirrotice. Em evento neste último dia 31 de março, na sede do sindicato dos bancários de São Paulo (ah! este sindicato dos bancários... berço de algumas das figuras mais impolutas da república, verdadeiros varões de Plutarco, gente como Berzoini e Vaccari), Lula se superou e mandou ver, como se diz:

"PORQUE HOJE, SE TEM UM BRASILEIRO INDIGNADO, SOU EU. INDIGNADO COM A CORRUPÇÃO".

Grande frase. Então ficamos assim. Lula está indignado com a corrupção. O Brasil portanto está salvo. Oxalá algum parlamentar brasileiro mande inscrever nos anais de alguma casa legislativa, para ficar guardada para a posteridade, essa última emanação filosófica do cínico mais cínico entre todos os cínicos que já pisaram nos palácios governamentais. 

terça-feira, 31 de março de 2015

PT e Stédile

Em sua última resolução, o PT abriu nova frente de conflito social. Defendeu a continuidade e fortalecimento da reforma agrária.

Ao que parece, os petistas pretendem espicaçar o Stédile, botando-o a trabalhar, anátema para esse tipo de gente. 

Quem acredita que os dirigentes do MST são afeitos ao esforço, ao trabalho duro, deveria dar uma olhada em suas mãos. Não há a mais remota presença de um calo. Pode, até, haver alguma mancha. Calo, porém, está fora de cogitação.


Mãos de moça


















Eles só poem a mão em inchada quando se levantam, em frias madrugadas, para ir ao banheiro e dar uma rápida mijadinha, antes de retornar para debaixo das cobertas.

Bem diferentes são as mãos de um trabalhador de verdade.


Mãos de trabalhador

Luiz Inácio falou...


"Vamos lá companheirada. Levantem a cabeça e casquem fora da boquinha.  A fila é grande"!


Petistas na pocilga













Não satisfeito, Lula prosseguiu nas recomendações: "De cabeça baixa apenas o Vaccari, homem de muitas responsabilidades e experiente ordenhador de vacas".


Petrobrás: a vaquinha do PT


Petistas cometem suicídio coletivo (Reinaldo Azevedo)


Em artigo publicado em seu blog, hospedado na revista Veja, Reinando Azevedo também questionou a direção nacional do PT. Seu artigo segue abaixo. O notável colunista só cometeu um equívoco, ao sugerir à dona Dilma que ela se afastasse do partido. Tal decisão é uma impossibilidade histórica e lógica. A saída para ela, ao contrário, seria considerar a hipótese de um harakiri. 

...............................................................................

"Caramba! Chega a dar medo! O maior fator de risco hoje no país é o grau de alienação dos petistas. Os companheiros estão vivendo numa realidade paralela.  Perderam o bonde! Nesta segunda, dirigentes dos 27 diretórios estaduais do PT se reuniram e lançaram um manifesto, com o aval de Lula e de Rui Falcão, presidente do partido, que discursaram. Seria cômico se aquilo não fosse uma tentativa de falar a sério.

Esses caras ainda acabarão fazendo uma grande bobagem. Eles estão doidinhos para ver cumpridas as suas piores — ou seriam as melhores para eles? — expectativas. Há momentos notavelmente aloprados no texto, mas, a meu juízo, o ápice está aqui, prestem atenção, quando tentam identificar por que os adversários não gostam do partido:

“Não suportam que o PT, em tão pouco tempo, tenha retirado da miséria extrema 36 milhões de brasileiros e brasileiras. Que nossos governos tenham possibilitado o ingresso de milhares de negros e pobres nas universidades.”

Entenderam?

Os brasileiros não estão enojados com a corrupção na Petrobras.
Os brasileiros não estão descontentes com a inflação acima de 8%.
Os brasileiros não estão insatisfeitos com juros de 12,75% ao ano.
Os brasileiros não estão inconformados com uma recessão que pode chegar perto de 2%.
Os brasileiros não estão furiosos com a penca de estelionatos eleitorais.
Os brasileiros não estão cansados de uma Saúde capenga.
Os brasileiros não estão furiosos com uma educação medíocre.
Os brasileiros não estão fartos da incompetência arrogante.
Os brasileiros não estão estupefatos ao ver a Petrobras na lona.

Nada disso! Por que, afinal, a população iria se zangar com essas bobagens? Por que, afinal, esse povo bom e generoso iria reagir mal ao fato de um simples gerente da Petrobras aceitar devolver US$ 97 milhões que ele confessa oriundos da propina? Por que, afinal, a nossa brava gente se espantaria que José Dirceu tenha faturado quase R$ 2 milhões em consultorias só no período em que estava em cana? Nada disso é motivo!

Segundo o partido, seus adversários não suportam mesmo é ver supostos 36 milhões de pessoas saindo da miséria. A afirmação é de uma estupidez ímpar. Houve um tempo em que essa ladainha colava. Eis aí, leitor, revelado o verdadeiro espírito “petralha”. Quando criei a palavra, referia-me exatamente a isto: à justificação da roubalheira, do assalto aos cofres públicos, da ladroagem mais descarada, em nome da igualdade social.

O manifesto aloprado segue adiante:

“O PT precisa identificar melhor e enfrentar a maré conservadora em marcha. Combater, com argumentos e mobilização, a direita e a extrema-direita minoritárias que buscam converter-se em maioria todas as vezes que as mudanças aparecem no horizonte. Para isso, para sair da defensiva e retomar a iniciativa política, devemos assumir responsabilidades e corrigir rumos. Com transparência e coragem. Com a retomada de valores de nossas origens, entre as quais a ideia fundadora da construção de uma nova sociedade.”

Uau! Então os milhões que saíram às ruas são “de direita e extrema direita” e estão se opondo “às mudanças”, não à “sem-vergonhice”? Querem saber! Estou aqui vibrando com essa análise. Ela conduz o partido à extinção. Ninguém precisará, como diz o texto, “acabar com essa raça”. Essa raça está cometendo suicídio. A propósito: o texto diz que é preciso enfrentar os adversários com “argumento e mobilização”. Tá. Sei o que é “argumento”. Mas o que vem a ser “mobilização” nesse contexto?

O texto, na sua burrice teórica, abriga este notável momento:

“Ao nosso 5º Congresso, já em andamento, caberá promover um reencontro com o PT dos anos 80, quando nos constituímos num partido com vocação democrática e transformação da sociedade – e não num partido do ‘melhorismo’. Quando lutávamos por formas de democracia participativa no Brasil, cuja ausência, entre nós também, é causa direta de alguns desvios que abalaram a confiança no PT.”

O partido gigante, que se apoderou de todas as estruturas do Estado, que aparelha estatais, fundos de pensão, autarquias e universidades; que se imiscuir até em fundações de direito privado para impor a linha justa, essa máquina gigante deveria, na visão dos valentes, se comportar como um partido pequeno, em formação, capaz de falar em nome da pureza, mesmo tendo nas costas o mensalão e o petrolão, entre outras barbaridades.

O documento lista ainda dez medidas a serem defendidas pelo partido. Entre elas, estão: campanha de agitação e defesa do PT; controle da mídia e imposto sobre grandes fortunas. E, claro!, a formação da tal frente ampla, formada por “partidos e setores partidários progressistas, centrais sindicais, movimentos sociais da cidade e do campo”. Entendi! O PT está com o saco cheio da sociedade brasileira. Acha que é hora de substituí-la.

Na minha coluna de sexta, na Folha, afirmei, apelando ironicamente a Karl Marx — que as esquerdas citam sem ler — que o PT hoje é “vítima de sua própria concepção de mundo”. Eis aí. Ah, sim: Lula também discursou e disse que seus sequazes têm de levantar a cabeça. De que adianta se eles se negam a abrir os olhos?


Numa entrevista depois do evento, Falcão teve a coragem de dizer: “É impensável que a gente possa ser acusado de corrupção”. Dizer o quê? Vai ver corrupção praticada por petista deva ser chamada de obra humanitária. A única chance de Dilma, se é que lhe resta alguma, é se afastar desse hospício.”

Tarasca

A Tarasca era uma “espécie de dragão com seis curtas patas parecidas às de um urso, um torso similar ao de um boi com uma carapaça de tartaruga às costas e uma escamosa cauda que terminava num aguilhão de escorpião. A cabeça era descrita como a de um leão com orelhas de cavalo e uma desagradável expressão”. Faltou dizer que a pata dianteira esquerda do monstro carecia do dedo mindinho. Seria, contudo, extraordinária coincidência se tal fato incidental tivesse acontecido.


Tarasca mitológica













Em homenagem a tão pavorosa criatura, o povo das Minas Gerais apelidou de Tarasca à Comissão Executiva do antigo Partido Republicano Mineiro, entidade criada, ainda nos tempos do Império, que sobreviveu até os anos 30 do século passado.

Muitos pensavam que a truculenta Tarasca estaria morta, expressão que era de uma organização extinta. O Brasil, no entanto, tem uma natureza singular. Certas instituições parecem renascer, não das cinzas, como a mitológica Fênix, mas da fermentada lata de lixo da história, onde jazem em ebulição os detritos do patrimonialismo e do coronelismo.


Em recente reunião realizada na cidade de São Paulo (30/03/2015), a direção do PT mostrou, pelo diagnóstico do Brasil apresentado, e pelas absurdas decisões tomadas, que baixou nela o espírito da velha Tarasca. Aliás, justiça seja feita, o semblante da turma é totalmente coerente com a imagem do monstrengo. 


A Tarasca do PT

domingo, 29 de março de 2015

Heil Dilma! Heil Janine!

Muitos se espantaram com a nomeação de um filósofo petista para o ministério da educação de dona Dilma. Qual a razão do espanto? Heidegger também foi simpatizante e filiado do partido nazista. Heil Hitler! Alguma estranheza apenas devido à especialidade do brasileiro: Ética. Ou talvez por isso mesmo.