sábado, 21 de fevereiro de 2015

Lição de sociologia



O professor Okamoto é presidente do Clube do Lula (onde se reúne a sociedade beneficente Yakusa do Brasil). Após profundos estudos, o Japa, como ele é conhecido nas quebradas da estiva, chegou à seguinte conclusão:

“No Brasil, infelizmente, é assim. Todo mundo corrompe um pouquinho. Nego atravessa pelo acostamento, nego fala no telefone celular, dá um dinheirinho ali para o guarda. A gente tem uma cultura de comprar facilidade que é ruim”.


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

A marcha do Povo Doido - Gonzaguinha



Confesso

Matei a Dana de Teffé

E muitos mais se você quiser

Eu sou qualquer José Mané

Dos Santos, da Silva, da Vida

Confesso

A culpa pela carestia
E pela crise de energia

Eu sou o dono da OPEP
Ou Pepsi, ou Coca ou Cola

Confesso
Nem precisa bater
E confessar me alivia

Vem meu bem
Me condena com aquela anistia
Me manda logo pra cadeia
Garanta um pouco a minha poupança
Pois pelo menos estando em cana a minha pança
Vai ter um pouco de aveia ou feijão com areia

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Os petistas (ao modo de Ionescu)




Em "O rinoceronte", o teatrólogo romeno Eugéne Ionescu cria a imagem perfeita do processo de naturalização do absurdo, conforme se vê no discurso do personagem Daisy:


- "É uma questão de hábito, sabe? Já ninguém se preocupa com os bandos de rinocerontes que percorrem as ruas, a toda velocidade. Quando eles passam, as pessoas afastam-se e depois retomam o seu caminho, continuando os seus negócios, como se nada tivesse acontecido."

- "Sejamos razoáveis. É preciso encontrar um modus vivendi para nos entendermos com eles."

- "Afinal, talvez sejamos nós que precisemos ser salvos. Talvez os anormais sejamos nós."

- "Isso é que é gente. Têm um ar feliz, estão de acordo com eles mesmos. Não tem aspecto de loucos, são até bem naturais. Devem ter tido suas razões."

- "Não gosto que se fale mal deles. Fico com pena."

 - "São deuses".

Dilma, a melhor charge (Alpino)


segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Engevix e a Lava Jato

A Revista Veja eletrônica publicou, em 13 de fevereiro, a notícia abaixo:

Enrolada na Lava Jato, Engevix vende empresa para levantar capital. Empreiteira fechou a venda da Desenvix, de energias renováveis, para a sócia norueguesa Statkraft.

Foi fechada nesta sexta-feira a venda do primeiro ativo da empreiteira Engevix, envolvida na Operação Lava Jato, com o objetivo de capitalizar a companhia depois da paralisação de diversos empreendimentos ligados à Petrobras. A operação foi  antecipada pelo site de VEJA na terça-feira. O grupo, cujo vice-presidente, Gerson Almada, está preso na sede da Polícia Federal de Curitiba, fechou a venda da Desenvix, empresa de energias renováveis, para a gigante norueguesa Statkraft, segundo fato relevante protocolado na Comissão de Valores Mobiliário (CVM). 

A Statkraft já era dona de 44% da Desenvix e, agora, deterá o controle da empresa, ao adquirir os 36,85% de participação da Engevix, o que totaliza o controle de 81,3% do capital da empresa. Os 18,7% restantes serão mantidos com a Funcef, o fundo de pensão dos funcionários da Caixa. O valor da operação é de 500 milhões de reais, segundo a Engevix.

A Desenvix é o braço de energias renováveis da empreiteira, que possui geradoras e transmissoras de energias elétrica, eólica e de biomassa. A capacidade de geração total da subsidiária é de 349 magawatts. A venda ajudará a Engevix a levantar capital enquanto muitas de suas obras estão paradas devido aos desdobramentos da Operação Lava Jato. Um de seus principais empreendimentos é a refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. Em novembro, o site de VEJA revelou que um dos consórcios liderados pela empreiteira havia conseguido liminar na Justiça para paralisar a obra da refinaria devido ao não recebimento de pagamentos da Petrobras. A empresa também tenta negociar um acordo de leniência junto à Controladoria Gerald a União (CGU). 

Outros ativos que estão sendo negociados pelos executivos da Engevix são os aeroportos de Brasília e São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte). No primeiro, a empreiteira detém 50% do consórcio que opera o empreendimento, por meio de sua subsidiária Infravix. Está também na mesa de negociações o estaleiro Ecovix, um dos maiores do Brasil, que foi criado em 2010 para construir cascos de plataformas de exploração de petróleo para a Petrobras.

A operação ainda está sujeita à aprovação de órgãos reguladores e da Funcef. Se concluída, a Statkraft controlará todos os ativos da Desenvix, que consistem em seis usinas hidrelétricas, um complexo eólico na Bahia formado por três usinas, participações minoritárias em dois ativos de transmissão de energia e quatro usinas hidrelétricas.


Tudo é carnaval

Saturnino Braga, quando prefeito do Rio de Janeiro, fez uma administração tão desastrosa que Millôr Fernandes sintetizou a obra: o ex-senador petista havia desmoralizado a honradez. Quando se vê, agora, a conduta de dona Dilma, nenhuma surpresa provoca. Quem sai aos seus não degenera.  


http://youtu.be/bYyMfWuP6jo