terça-feira, 24 de novembro de 2015

BUMLAI: latifundiário e usineiro

A imprensa refere-se José Carlos Bumlai, amigão e parceiro de Lula, como aquele "pecuarista do Mato Grosso do Sul e empresário do setor sucroalcooleiro". Verdade que Lula mente muito, e ainda é dado a cultivar estranhas amizades. O ditador sanguinário Muamar Khadafi foi certa vez tachado por ele como "irmão, companheiro e líder".

Se o tal "pecuarista" amigo de fé fosse ligado a Fernando Henrique Cardoso, ninguém duvide, a identificação do personagem seria outra. Bumlai seria tratado como asqueroso latifundiário e usineiro. E ai dele. O MST já teria promovido a justa expropriação das suas terras (certamente oriundas de algum povo indígena explorado), para poder dividir entre os sem-terra e  poder plantar um feijãozinho, como gostam de dizer.

Stédile, no entanto, sabe que fazer isso é mexer num vespeiro. E então ficamos assim. O petismo vai inovando na história da humanidade patrocinando a mais implausível aliança de classes: latifundiários e camponeses que, unidos, jamais serão vencidos. Chayanov se revira no túmulo.

Nenhum comentário: