terça-feira, 2 de setembro de 2014

Herança de Fernando Pimentel: crescimento brasileiro a 0,5% em 2014


A formidável obra de Pimentel na condução da política industrial brasileira recebe mais um prego no caixão. A expectativa de crescimento da economia reduziu-se a 0,5% (meio por cento), o que é praticamente ficar no mesmo lugar. O autodenominado "bom de serviço" é, de fato, um desastre. Caso ele se eleja governador, Minas Gerais voltará ao estágio de economia colonial, aquela em que os mineirinhos ficavam pitando cigarrinho de palha de cócoras nas beiras de estradas, numa imitação piorada dos caipiras e Jecas Tatus descritos por Monteiro Lobato.

No seu blog na revista Veja, em 1° de setembro, o jornalista Reinaldo Azevedo teceu as considerações abaixo:

"Não é por nada, não, mas, quando se olha o cenário econômico, a gente se pergunta por que tantos querem governar o país, não é mesmo? O boletim Focus reviu para baixo, mais uma vez, o crescimento neste 2014: na semana passada, era de 0,7%; agora, de 0,52%. A mudança se dá depois de os números do IBGE terem demonstrado que o Brasil entrou em recessão técnica, com o encolhimento da economia em 0,2 % no primeiro trimestre e 0,9% no segundo. Este é 14º rebaixamento consecutivo da expectativa de crescimento. Caiu também a previsão para o ano que vem: de 1,2% para 1,1%.

Se, nessa área, os números assombram porque baixos, no que diz respeito à inflação, o índice deste ano segue firme em 6,27%, e o de 2015 passou de 6,28% para 6,29%, quase no teto da meta (6,5%). Também as previsões para a Selic são siderais: fecha este ano em 11% e vai a 11,75% no ano que vem.

Resumo da ópera: o mercado prevê um 2015 com crescimento mixuruca, inflação alta e juros nas estrelas. Imaginem se a gente acrescentar Dilma Rousseff a essa receita indigesta, dado o que o mercado anda pensando dela…".

O excelente jornalista se esqueceu, contudo, de dar o devido crédito a Fernando Pimentel pela sua inequívoca colaboração para os resultados encontrados. De fernando em fernando, o Brasil vai afundando.... 


Nenhum comentário: