sábado, 15 de outubro de 2016

A cor das uvas


Ressentido pela impossibilidade de obter apoio de gente respeitável à sua campanha para prefeito de Belo Horizonte, o empreiteiro Kalil deu uma de mané: recusou o que nunca teria, numa bravata típica da chamada antipolítica. As uvas, afinal, estão verdes. Empreiteiros, de fato, não andam por aí com o prestígio em alta. Os escândalos que protagonizam são sobejamente conhecidos. Ninguém os ama, ninguém os quer. Apelando à imagem produzida pelo próprio candidato, os empreiteiros parecem contagiados por um mal de natureza política. 

Um silogismo esclarece a questão: os empreiteiros estão com lepra; Kalil é empreiteiro; logo, Kalil está leproso. Disfarçado com a máscara de "empresário",  tenta de toda maneira escapar do estigma. Não tem pudor de cuspir no prato em que comeu, nem de posar de vítima para tentar explicar seus calotes e falências, mesmo tendo recursos para saldar suas obrigações. Dormem na sua garagem veículos de alto luxo, além de motocicletas cinematográficas. Mas ele não paga as contas, e ponto final. 

Seria o caso de relembrar o perfil do Marquês de Pombal, numa referência de Camilo Castelo Branco: o moço é falido, sim, falido de brios. As classes médias de Belo Horizonte já conhecem o roteiro a ser cumprido por gente como Kalil. Por isso foram às ruas nos últimos anos. Foram protestar contra os aventureiros e os aventureirismos encarnados no PT, no petismo e assemelhados (PC do B, Rede Sustentabilidade, PCB, Psol, PSTU), e toda uma vasta sopa de letrinhas de escassa representatividade social.

Quais dos grandes ícones e lideranças do PV e da Rede Solidariedade teriam coragem de, batendo no peito, declarar que apoiam Kalil e o que ele representa? Caroneiro da insatisfação popular, o postulante do PHS à prefeitura de BH se sustenta nas pesquisas com o voto do petismo, ainda encroado na administração pública. Nem os petistas, porém, notórios pela ausência de pudor e pelo apreço a boquinhas, ousam se manifestar abertamente em prol do parvenu

Nenhum comentário: