segunda-feira, 1 de junho de 2015

O besteirol de Dilma sobre incas, maias, astecas, olmecas e toltecas (Augusto Nunes)

Augusto Nunes publicou o comentário abaixo a propósito de entrevista dada por dona Dilma ao jornal mexicano La Jornada. O transcrito das falas da madame e do jornalista é espantoso. Redime o ex-presidente Figueiredo. A obtusa dama faz o velho general parecer um membro destacado da Academia Brasileira de Letras. 

......................................................................................................

"O besteirol de Dilma sobre incas, astecas, olmecas, maias, toltecas e espanhóis confirma que os idiotas estão po toda parte. E governam o Brasil há mais de 12 anos.

Já na abertura da histórica entrevista ao La Jornada, Dilma Rousseff mostrou que a memória do neurônio solitário conseguiu piorar: não sabia direito quantas vezes estivera no México, confessou. Lembrava-se de duas. Mas podem ter sido três. Ou 200, sugeriu a catarata de maluquices despejadas pela presidente nos 70 minutos seguintes.

A íntegra da entrevista, transcrita pelo Portal do Planalto, tem mais de 8 mil palavras. Como La Jornada publicou menos de mil, cuidadosamente maquiadas pelos editores, os mexicanos continuam sem saber que a presidente do Brasil é capaz de nada dizer de aproveitável sobre rigorosamente tudo. Civilizações esmagadas pelos dominadores espanhóis, por exemplo.

Dilma resolveu chapinhar na areia movediça quando discorria sobre a forte impressão que lhe causara a contemplação de ruínas astecas. Leiam a transcrição oficial da conversa:

Presidente: A mesma coisa o Inca, não é? Mas lá é mais, era mais avançada, a mais avançada de todas. E não era Asteca, não é? Eles não sabem, eles chamam de tolteca, olmeca.

JornalistaMaia.

Presidenta: A Maia é mais embaixo, é ali na península do Yucatán, não é?

Jornalista: Isso.

PresidentaMas a do centro do México, ali, ali na…

JornalistaEssa é Asteca.

Presidenta: Essa é Asteca? Não é Tolteca, não é… Porque...

JornalistaNão, Tolteca é mais…

Presidenta: Não, me diz o seguinte: as duas pirâmides não são astecas?

JornalistaNão, totalmente, não. Mas eu também não sou expert em…

Presidenta: São… Segundo… Por exemplo, eu fiquei estarrecida, então corri atrás para saber. Segundo se sabe, é de uma civilização anterior.

JornalistaAnterior, claro.

Presidenta: Anterior.

JornalistaQue os Astecas dominaram pela sua vez.

Presidenta: Que os Astecas dominaram.

JornalistaExatamente.

Presidenta: Porque os Astecas, eles dominaram civilizações que tinham em torno. 
Inclusive isso explica, em parte, a questão de eles terem, dos espanhóis terem conquistado ali, a cidade do México, e aplastado, porque aplastaram.

JornalistaTanto que na praça central no Zócalo…

PresidentaÉ, eu sei, tem… Eu sei disso, que lá no Zócalo, estive lá no Zócalo. Quem é que… Você vai lá, o Zócalo é uma praça monstruosa, não é?

JornalistaEmbaixo tem templos astecas.

Presidenta: Tem, e tem um debaixo da catedral.

JornalistaExatamente.

Presidenta: Exatamente debaixo da catedral. Uma forma de você desaparecer com a civilização, não é?


Nelson Rodrigues constatou no século passado que os idiotas estão por toda parte. Como informa a leitura da entrevista, infestam também o jornalismo mexicano. E governam o Brasil há mais de 12 anos".

Ah, dona Dilma está, como sempre, estarrecida com alguma coisa. Nós também.

Nenhum comentário: