sexta-feira, 13 de julho de 2018

Lula livre... em 2030


Coisa rara, inusitada mesmo, foi a prisão de Lula da Silva após processo que seguiu, até agora, todos os trâmites processuais previstos na legislação brasileira. O cumprimento da pena,  é bem verdade, apresenta algumas distorções e favorecimentos indevidos ao criminoso condenado. 

Ocupa ele confortável sala de estado-maior na sede da Polícia Federal em Curitiba na qual só falta uma cama redonda e teto espelhado. Até aparelho de ginástica está à sua disposição. Não seria difícil nem absurdo se se encontrasse na cela geladeira, ar condicionado e forno de micro-ondas. 

Comparado com a situação carcerária de Pedrinhas, no Maranhão, o cárcere de Lula da Silva é um verdadeiro resort. Nestas tão excepcionais condições, o educando tem aproveitado o tempo disponível ora para se devotar ao ofício epistolar (será que teremos novos Cadernos do Cárcere, ao estilo de Gramsci?), ora para se embeber dos clássicos da prosa mundial, o que colabora para dar higidez ao estilo e profundidade aos conceitos que formula. 

A prisão, conforme anotou Jorge Luis Borges, faz bem à literatura. Os exemplos pontuais de Marco Polo, Cervantes e nosso brasileiríssimo Graciliano estão aí para corroborar a ousada tese do grande argentino. O que pode comprometer os resultados derivados de tão nobre esforço é a presença impertinente de grande número de visitas diárias. 

Criação literária exige concentração e método. Estão fora de cogitação quaisquer vínculos com sexo, drogas e axé ou assemelhados. Paz, horário rigoroso, comida balanceada, roupinha confortável (um pijama de flanela azul com, no máximo, algumas estrelinhas vermelhas), e Lula da Silva está pronto para sua grande aventura civilizatória. Em posição de lótus, talvez entre em transe e comece a profetizar.   

Nenhum comentário: