quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Os novos palácios


As eleições de  2018 criarão um fato insólito. Velhas penitenciárias com nomes já consagrados deverão mudá-los para atender a novas circunstâncias. Imagine-se a possibilidade de Fernando Pimentel e Lula da Silva se elegerem para o governo de Minas e para a presidência da república, respectivamente. Por uma questão de deferência e respeito ao cargo, a prisão brasiliense passará a se chamar de Palácio da Papuda, nova moradia destinada a Lula. Da mesma forma será criado o palácio Hungria abrigo de Pimentel e família.

A situação desses dois petistas é um escárnio. Permitir que eles continuem atuando politicamente - como se nada tivesse acontecido - é uma tão absurda quebra de decoro e de violação ao princípio da moralidade, que só a ironia possibilita um consolo. Os cidadãos deveriam acampar às portas do STF e do STJ até que essas figuras tão inconvenientes fossem trancafiadas nas suas celas. Continuar governando Minas Gerais enquanto réu em crimes infamantes é algo inimaginável em qualquer democracia do mundo civilizado. 

A crise ética e política que assola o Brasil tem patronos e endereço: STF e STJ. Seus ministros estão a brincar com o sentimento popular.  

Nenhum comentário: