sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Suruba em Belo Horizonte


Para alegria dos incautos, há formidável suruba em curso na capital mineira. Mas não é aquela saudável esbórnia dionisíaca quando todos se apresentam nus no grande salão festivo. A síntese é: ninguém é de ninguém e cada um é de todo mundo. Tem homens magros e mulheres gordas, bem como o contrário; anões bem dotados, pederastas machões uns, afeminados, outros; velhos desdentados e mulheres lascivas além de cabritas, jumentas, nabos e cenouras; todos os tipos, enfim, de criaturas do mundo animal e vegetal passíveis de usos alternativos. Pasolini morreria de inveja de tal sordidez burguesa.

Em Belo Horizonte, ao contrário da depravação original, a suruba possui outra natureza. Agora, ela é política e eleitoral. Anões, quando aparecem no cenário, somente os de baixa estatura moral. Empreiteiros, sim, têm posições e ações destacadas frente à maioria dos presentes. Corruptos encanecidos, desmascarados pelas investigações da operação Lava-Jato, postam-se como guardiões do mais lídimo interesse público. Partidários de Marina Silva, arauta da nova política, ambientalistas decrépitos, e esquerdistas analfabetos, à procura de alguém que lhes dê as palavras de ordem a serem seguidas, no mais puro centralismo democrático à moda de Stálin, se irmanam na expectativa de obtenção de uma boquinha na máquina administrativa da prefeitura em disputa. 

Somente o fascínio pelo grotesco pode explicar o apoio eleitoral que Kalil vem obtendo. Dado a calotes e outras velhacarias, o pretendente a prefeito desfila em seu anacrônico triunfo, qual Heliogábulo, mostrando a bunda ao populacho, não numa biga, mas em fálicas motocicletas cinematográficas, que fazem reluzir sua potência ou, melhor dizendo, a real e oculta impotência. 

Kalil representa a parte doentia de Belo Horizonte, a oposição fake comandada pelo empreiteiro falido, similar a todos os outros empreiteiros congêneres. Quebrar qualquer sentido de eventual confiança do eleitorado nele é a missão do candidato verdadeiramente de oposição.   

Nenhum comentário: