terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

OS PACÍFICOS E OS VIOLENTOS

"Na tarde de sábado, quatro jagunços foram mortos a tiros por trabalhadores ligados ao MST . O governador (Eduardo Campos, de Pernambuco) afirmou, no entanto, que não vai tolerar integrantes do movimento envolvidos em atos de violência.
- Não toleramos violência de nenhum dos lados, nem dos fazendeiros, nem dos sem-terra - disse o governador, que enviou reforço militar para a região do conflito.
De acordo com o coordenador do MST em Pernambuco, Jaime Amorim, os seguranças vinham impondo uma série de humilhações aos sem-terra, além de ameaças. A confusão terminou em chacina porque os jagunços teriam tentado matar um dos coordenadores do movimento.
- Evitamos um massacre. Aqueles que matamos não eram pessoas comuns. Eram pessoas contratadas para matar, pistoleiros violentos - disse ele domingo pela manhã, por telefone, da sede da coordenadoria do MST, que fica na região agreste". (Extraído do Blog do Noblat).

A espantosa notícia sobre o assassinato de quatro pessoas que trabalhavam em uma das fazendas ameaçadas de invasão pelo MST é um primor de inversão de valores. Lembra velha anedota sobre os valentes de Mutum/MG - notória pela violência que lá reinava. Dizia-se que lá não havia mais ninguém violento. Os outros moradores os mataram para acabar com a valentia... Doravante só haveria em Mutum gente de boa paz. É o mesmo caso lá de Pernambuco. Os "brutais" empregados dos fazendeiros foram assassinados pelos "pacíficos" sem terra. Os crimes confessados pelo próprio coordenador do MST em Pernambuco não estariam a exigir uma simples atuação da polícia e da justiça? É, no mínimo, estranha tal situação: os pacatos matam e os violentos morrem. Será o sertão virando mar e o mar virando sertão? De qualquer modo parece que o governador já sinalizou para a absolvição dos homicidas. Tristes tempos estes nos quais vivemos. Para terminar, seria esclarecedor saber de que maneira os quatro foram feridos. Com armas de fogo? Com porretes? Com facas? Com enxadas? Com foices? Com pedras? Um laudo médico legal minucioso é uma valiosa ferramenta para colocar as coisas nos devidos termos.

Nenhum comentário: