quarta-feira, 2 de junho de 2010

Lições de Ipatinga

No último domingo de maio do corrente ano ocorreram eleições extemporâneas em algumas cidades mineiras, inclusive em Ipatinga, no chamado vale do aço. A cidade é o coração de uma das regiões metropolitanas mineiras – a outra é a capitaneada por Belo Horizonte – numa conurbação que envolve outros dois grandes municípios industriais – Timóteo e Coronel Fabriciano. O PT tem exercido a hegemonia neste complexo urbano há pelo menos duas décadas e sua influência se irradia por toda sua área polarizada. Há que se destacar a elevada politização e o grande acesso popular a informações – uma repetidora da TV Globo, por exemplo, está baseada em Fabriciano.

Pois bem, uma vitória petista em Ipatinga seria considerada quase como um passeio, um verdadeiro mamão com açúcar, em vista de tão favorável conjuntura. Tal expectativa seria reforçada por outro fato relevante: a candidata do PT era uma deputada estadual casada com o ícone partidário local que, por três vezes, fora prefeito da cidade (o qual, durante a campanha, vigilantemente postado à frente de numerosa comitiva partidária, conduzia a seu talante o processo eleitoral). Para fechar o quadro, a candidata petista ainda enfrentava um obscuro e modesto vereador, personalidade sem grandes brilhos nem destaque, se comparado à sua adversária e seus apreciados dotes. No entanto, apesar de tantos e poderosos apoios, Cecília Ferramenta foi fragorosamente derrotada (quase na proporção de três por dois, ou seja, 60% a 40%).

Os resultados de Ipatinga parecem sinalizar para a recorrência de um velho fenômeno brasileiro: a nordestinização do partido hegemônico. Já aconteceu antes com a ARENA, o PDS, o PFL e o PMDB. O PT segue agora na mesma toada. Disputa hoje com outras forças do atraso quem será majoritário nos grotões do país. O Brasil urbano e politizado seguirá em outra direção. O caciquismo, o nepotismo e o populismo apresentam limites insuspeitados que devem ser reconhecidos. As eleições em Ipatinga podem ser vistas como uma lição e um alerta.

Nenhum comentário: