quarta-feira, 16 de maio de 2018

Israel

No último 14 de maio foi comemorada a criação do estado de Israel, ocorrida há 70 anos, em 1948. Tal fato histórico foi um dos desdobramentos da pavorosa guerra mundial, que cobrou do povo judeu um altíssimo preço. Coroou o esforço de gerações de sionistas que lutaram pelo direito a um lar nacional judeu prometido desde 1917, conforme explicita a Declaração Balfour, este o nome do então ministro da Grã-Bretanha. 
O movimento sionista - daqueles que defendiam a imperiosidade da migração para o território que abarcava, sob mandato inglês, o milenar local onde florescera a civilização judaica, também conhecida como Palestina. Ali conviviam, desde tempos imemoriais, povos de diferentes extrações, entre eles bom número de judeus sefarditas e de turcos otomanos, que dominaram a região por vários séculos. No Direito vigente em Israel está a prova da força da presença otomana. Ainda hoje são válidas normas jurídicas elaboradas pelos turcos. Sefarditas (judeus de origem ibérica que falavam o Ladino), que viviam em países sob dominação turca - como na Bulgária - chegaram a patrocinar a migração em massa para o território sob mandato britânico, conforme relata Elias Canetti, muito antes das fugas para escapar da barbárie nazista. Canetti também nos conta que importantes intelectuais judeus - como Kafka e o Dr. Sonne - também eram adeptos do sionismo, em vez de se alinharem com os que defendiam a integração junto às populações majoritárias da Europa.
Apreciando o curso da história judaica não há como ser contra a existência de Israel. Dentre outras e respeitáveis razões, está sua luta defensiva contra vizinhos hostis e traiçoeiros. Esta é demonstração da tenacidade e talento de um povo que não luta só por si; seu esforço está na própria base da civilização ocidental. 
Cabe observar, por último, que Israel é a única e verdadeira democracia naquela região do oriente. Os outros países são tiranias sanguinárias, ou monarquias hereditárias ou, mesmo, teocracias infensas a qualquer chamado da razão.    

Nenhum comentário: