quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Os juros que o Brasil paga

(Notícia retirada e editada do blog do Ricardo Setti, em 02-08-2011. Para esclarecimento: o Brasil já pagou de juros R$120 bilhões, repito, cento e vinte bilhões de reais, apenas no primeiro semestre de 2010. Para se ter uma idéia da magnitude de tais valores, eles correspondem a oito vezes o que se gasta com o Bolsa Família durante todo o ano).


"Brasil gasta com juros, proporcionalmente, quase tanto quanto a desgraçada Grécia – e mais do que Irlanda e Portugal, em grave crise. Dívida pública brasileira: 5,1% do PIB por ano com o pagamento de juros, gasto quase tão alto quanto ao da esfarelada Grécia.

Deus nos livre de o Brasil ter problemas como os que assolam alguns países da Europa – sobretudo os do sul da Europa, além da Irlanda.

Vejam bem: a despedaçada Grécia, no fundo do fundo do poço, sendo resgatada da falência a um custo brutal pelo FMI, a União Européia e o Banco Central Europeu, gasta anualmente 5,47% de seu Produto Interno Bruto (PIB) pagando os juros de sua dívida pública.

Entre os países de porte médio para cima, o Brasil vem num nada cômodo segundo lugar, após a Grécia, em matéria de empenho de percentual do PIB para fazer frente a juros da dívida: gastamos 5,1% do nosso PIB com pagamento de juros. Isso é mais do que fazem a hoje ameaçada Itália (4,53%), supera o que gasta a seriamente abalada República da Irlanda (3,2% do PIB) e bem mais do que o apertadíssimo Portugal (3,04% do PIB).

Ou seja, o Brasil gasta quase tanto quanto o país em maiores dificuldades para superar a crise financeira mundial de 2008, a infeliz Grécia – e mais do que outras três nações igualmente no olho do furacão.

Não é para preocupar?"

Nenhum comentário: