sábado, 4 de julho de 2009

UM MARIMBONDO (Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa)

(Este é um artigo que se pode chamar justo e perfeito)
"Não sei por que tanto espanto.

O PT se apequenar e virar refém do Sarney estava nas estrelas desde que o partido se amesquinhou e deixou de ser um partido político aguerrido para ser o partido do Lula. O PT, como é mesmo a palavra que define O Cara, apud Barack Obama? Lembrei: o PT é pragmático.
Li comentaristas quase em choque com a atitude do senador Mercadante. Confesso que não me surpreendi. Acho que combina perfeitamente com sua carreira política a frase: “Minha combatividade está a serviço do presidente Lula”. Não é perfeito? Os paulistas o enviaram ao Senado Federal para que tratasse das questões paulistas e nacionais, posto que fazemos parte de uma federação. E ele tem culpa dos paulistas e paulistanos serem trouxas? Vai me dizer que não sabiam que entre combater por São Paulo e combater pelos desejos do Lula, o bravo senador não ia hesitar?

Li outros em êxtase de alegria por ter tido a suprema bênção de poder testemunhar aquela flor do Senado, dona Ideli, a defender o senador Sarney. Dizem ter sido a cena de dona Ideli no pódio a bradar loas a Sarney um dos melhores momentos de sua vida de espectador. Acredito. Tudo que aquela senhora fala e faz é, no mínimo, diferente.

Mas espantoso é que não é.

Já o PMDB... Ah! o PMDB é a glória nacional. Nunca antes em tempo algum tivemos uma agremiação política de tal porte. O PMDB representa o Brasil à perfeição. O presidente Lula tem uma qualidade inegável: seu faro político é de primeira. Ele sabe que não é o PT que representa o Brasil. Que tampouco é ele quem representa o país. Quando muito, o PT representa o rico ABC paulista e ele, L.I. Lula da Silva, em palanque, representa, nos mínimos detalhes, o eleitor dos grotões.

Mas representar o Brasil? A alma, o espírito, a índole brasileira? Esses atributos são do PMDB. De norte a sul, de leste a oeste, somos um país habitado por peemedebistas típicos. Escolham o representante do PMDB, de qualquer estado que quiserem, e olhem à sua volta nas ruas de sua cidade: verão montes de pessoas iguais a eles. Calados, já são parecidos. Falando então, só usando o velho ditado: cara de um, focinho de outro.

Por isso não é nada chocante ver os dois, PT e PMDB, tão unidinhos, tão amiguinhos. Vai ser um lindo casamento, vão ter lindos filhotes e a união durará até que a morte os separe. Crônica de uma morte anunciada, aliás: 3 de outubro de 2010.

Agradeço de antemão as delicadezas que deixarão aqui. Até vou retribuir dando a vocês uma boa notícia: um marimbondo de fogo, ontem à noite, indignado comigo e grato como tudo ao Senador pelo Amapá, me picou na perna e olha... a dor é lancinante. Até fiz uma oração a São Tiago, cuja festa, nem preciso lembrar ao representante do Amapá, é agora entre os dias 16 e 28 de julho, em Mazagão, cidade que fica a 65 km de Macapá e que aguarda ansiosamente seu insigne Senador. Se eu pudesse, ia também. Ver o senador Sarney no Amapá é fato histórico, que só perco por motivo de força maior.

Aproveite bem, Senador, são meus votos."
(Publicado em 3/07/2009 e copiado do blog do Noblat)

Nenhum comentário: