sábado, 11 de julho de 2009

A GRANDE MARANHA

Nome é destino. Os últimos eventos protagonizados por José Sarney apenas confirmam este velho adágio tantas vezes repetido. Maranhão significa maranha grande. Igual cabeção, sapatão e Raimundão, respectivamente, cabeça, sapato e Raimundo grandes. E o que os dicionários apresentam como significado de maranha?

Maranha: s.f. Fios ou fibras enredados, embaraçados. / Teia de lã que ainda não se levou ao pisão. / Fig. Negócio complicado, intricado: vive metido em maranhas. / Intriga, enredo, mexerico.

A coleção de incidentes (vá lá a concessão), ou de maranhas, em que o ex-presidente Sarney se enredou cabe perfeitamente na formulação acima: São negócios complicados e intrincados; são intrigas, enredos e mexericos. E como os tais negócios complicados e intrincados, bem como as intrigas, enredos e mexericos são de elevado porte, podem ser definidos como grandes maranhas. Ou numa expressão sintética: um maranhão. A cada dia a imprensa reafirma que Sarney vive metido em coisas enroladas com novos e surpreendentes casos.

Nos anos 70 do século passado Chico Buarque cantava: "ai! essa terra ainda vai cumprir seu ideal, ainda vai tornar-se um imenso Portugal!". O Brasil, infelizmente, não se tornou um imenso Portugal - o que seria uma glória e um avanço - conforme desejava o poeta outrora libertário. Tornou-se coisa pior: uma imensa, uma grande maranha. Um maranhão, enfim. O Senador Jarbas Vasconcelos (da estirpe dos grandes homens nascidos em Pernanmbuco) alertou no início de 2009 que Sarney transformaria o Senado num Maranhão. Foi modesto o lúcido parlamentar do velho PMDB.
Introduzido na política regional pelas mãos do pernambucano Vitorino Freire - sargento de polícia especializado em perseguir jagunços - José Sarney caminha para a porta de saída (a dos fundos, como fez ao sair do governo em 1990), sob a proteção de outro conterrâneo do finado senador Vitorino Freire - o atual presidente Lula da Silva, este um verdadeiro sargentão sem compostura que chefia a turma do mensalão. Parece, até, profecia: com pernambucano entra, com pernambucano finda. E o ciclo parece se fechar numa coincidência digna da literatura fantástica. O título da biografia do imortal presidente do senado da república pode ser antecipado: "De Vitorino a Lula: os marimbondos da grande maranha". Se não der romance pode virar cordel.

Nenhum comentário: